Tratamento para Transtornos de Ansiedade em São Paulo

Medo de ter medo

Medo de ter medo é um dos sintomas de ansiedade mais frequentes dos transtornos de ansiedade.

O medo de ter medo está presente no transtorno de pânico, na agorafobia, na fobia social, nas fobias específicas e no transtorno de ansiedade generalizada.

medo de ter medo

Este medo também é descrito como ansiedade antecipatória ou ansiedade de antecipação.  O termo, entretanto pouco ajuda no entendimento do que seja este sintoma.

Medo de ter medo ou ansiedade antecipatória está estreitamente relacionada a pensamentos negativos voltados para o futuro

Vou relatar um situação que descreve bem o que é a ansiedade antecipatória:

Certa vez um homem dirigia seu carro e teve o seu pneu furado. Ele parou no acostamento para trocar o pneu e constatou que estava sem o macaco.

Ele ficou extremamento preocupado pois estava anoitecendo e ele não conseguia encontrar uma saída para o problema.

Ele ficou observando o entorno pouco habitado e vislumbrou, ao longe, uma luz que vinha de uma casa à beira da estrada.

“Já sei”, ele pensou. “Vou até a casa e peço o macaco emprestado para o dono da casa”

Dito e feito. Resoluto, ele foi caminhando em direção à casa, mas alguns pensamentos surgiram em sua mente:

  • Vou chegar  interromper  o jantar desse homem
  • Ou até interromper um momento íntimo dele com a mulher.
  • Ele vai ficar muito bravo. Vai bater boca comigo.
  • Eu vou xingá-lo. Ele vai me xingar.
  • Agente vai se atracar…

medo de ter medo

Em sua caminhada em direção àquela casa, continuou pensando as piores coisas., extremamente tenso. Quando  chegou tocou a campainha e o dono da casa abriu a porta, ele perguntou:

“Sabe e  o que você faz com esse seu macaco?”

Esse relato ilustra bem o que é a ansiedade antecipatória.

O que fazer com isso?

É importante saber, ou se você já sabe, lembrar o que pode ser feito. Vou passar alguns itens que podem ajudar:

  • Quando estiver ansioso, procure identificar claramente os pensamentos que estão passando em sua mente.
  • Identifique o pensamento que o deixa mais ansioso
  • Questione esse pensamento, com perguntas do tipo “É um pensamento realista ou é exagerado ou irracional? “É  um pensamento calcado na realidade ou pode-se tratar de uma fantasia?
  • Procure substituir esse pensamento que gera ansiedade por outro pensamento mais realista
  • Observe como ficou sua ansiedade antecipatória depois  de trabalhar com seus pensamentos negativos.

Se você precisar de ajuda nas áreas de psiquiatria ou psicoterapia, estarei disponível para atendê-lo em meu consultório.

Caso resida em outro local, procure ajuda especializada em sua cidade ou estado.  Infelizmente não é possível fazer consultas pela internet.

tito paes de barros neto

 

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