Tratamento para Transtornos de Ansiedade em São Paulo

Stress no Cotidiano

Stress ou estresse é um termo bastante utilizado entre as pessoas. O estresse no cotidiano ocorre frequentemente entre as pessoas.

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E não pode ser considerado uma doença ou transtorno. Na verdade o stress só é considerado um transtorno quando está relacionado a traumas incomuns na vida da pessoa.

Como por exemplo, testemunhar a morte de alguém, ser sequestrado e permanecer em cativeiro.

Ser estuprado(a), sofrer muito com sintomas de uma doença grave.

Estas são algumas das situações que podem levar ao transtorno de estresse pós-traumático, o TEPT.

Um transtorno que se caracteriza pelo reviver as situações traumáticas como se elas estivessem de fato acontecendo novamente.

Isto se dá através de pesadelos e flashbacks (sonhar acordado)  acerca da situação traumática.

O que causa acentuado prejuízo na vida da pessoa que pode atingir diferentes áreas, como trabalho, vida social, lazer e vida amorosa.

Entretanto vou me  ater um tipo de stress mais comum: aquele que se encontra presente no dia a dia das pessoas. O stress no cotidiano.

Stress é uma condição que pode levar as pessoas a desenvolverem doenças

O exemplo mais característico é o da pessoa sob pressão no trabalho.

Com prazos estreitos para finalizar seu trabalho, que se alimenta mal, dorme mal e vive preocupada.

Esta pessoa pode desenvolver, hipertensão arterial, gastrite ou mesmo úlcera gástrica.

Além de problemas de pele e outras doenças, inclusive transtornos de ansiedade e depressivos.

Pessoas sob grande pressão podem entrar em um grau por se encontrarem de acentuada exaustão, chegando ao burnout, estado em que perdem a capacidade de trabalhar por um estado de esgotamento físico e mental.

Esta é uma situação passível de ocorrer no mundo corporativo, fazendo parte do estresse no cotidiano delas.

Mas além do trabalho existem muitas outras situações que funcionam como autênticos estressores na vida delas e que cito abaixo algumas delas:

  • Divórcio
  • Morte de pessoa querida: cônjuge, filho, amigo
  • Estar na mira do imposto de renda
  • Casamento
  • Nascimento de filho
  • Demissão
  • Doença grave, inclusive em um membro da família
  • Aposentadoria
  • Tornar-se expatriado

E como devemos lidar com as situações geradoras de stress?

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O ideal é tirá-las da frente. Mas nem sempre isso é possível.

Então outras metas podem ser estabelecidas para reduzir o stress.

Uma alimentação saudável é uma boa medida.

Tem gente que nem almoça quando está no trabalho.

Ou come um salgado. Senão come não pensa, não raciocina.

Existem muitos elementos que são fundamentais para que a mente funcione bem.

Como o fósforo, que tem um papel no funcionamento da memória.

Isso, fora a importância dos legumes, hortaliças e frutas.

Exercícios físicos são ouro para reduzir o impacto do stress sobre o organismo, sobretudo os exercícios aeróbicos, como a corrida e a caminhada.

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Meditação também tem sua importância.

Uma parte do tempo pode e deve ser dedicado a atividades que levem ao prazer.

Agora, com algumas medidas como as citadas, é só manter o stress longe de você.

Importante lembrar que se você estiver com depressão o com algum transtorno de ansiedade, isto vai requerer tratamento especializado.

Se você precisar de ajuda nas áreas de psiquiatria ou psicoterapia, estarei disponível para atendê-lo em meu consultório.

Caso resida em outro local, procure ajuda especializada em sua cidade ou estado.  Infelizmente não é possível fazer consultas pela internet.

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tito paes de barros neto

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